top of page

Organizando o ambiente de estudo – Parte 2

Saiba mais sobre o ambiente de estudo dos seus filhos


Vamos continuar do nosso ambiente de estudo? A seguir vamos continuar nossa lista de perguntas guias para te ajudar nesse processo.


Esse local é minimamente livre de distrações? Aqui temos um problema, nem sempre podemos controlar nosso ambiente... como estudar na mesa da cozinha, com televisão ligada, pessoas cozinhando, vizinho ouvindo brega nas alturas, cachorro latindo e passarinho cantando? Exagerei? Tente na medida do possível reduzir os estímulos: seria possível desligar a TV? Beleza!


Caso não, procure bloquear aquele distrator. O Brega tá nas alturas? Coloque uma música não distratora para ouvir, pode ser música clássica, sons da natureza, jazz... e foi assim que eu me apaixonei por música.

Cuide do corpo dele e evite que ele levante 20 vezes para ir fazer alguma coisa... ele já foi no banheiro? Bebeu água? Comeu? Recomendo ter um lanchinho muito gostoso e especial, somente enquanto se estuda e/ou nos intervalos do estudo. Ah, e deixem um local apropriado na mesa para colocar esses itens.


Acreditem não é legal deixar cair um copo de água no computador. E não perguntem como eu sei disso...

Há uma rotina de horários para estudar? Mas Mari, o que o horário tem haver com o local? Tudo! Se pararmos para pensar nosso comportamento em determinados ambientes está diretamente relacionado aos horários. Pense no banheiro da sua casa, em que horários você toma banho, em quais escova os dentes, em quais você faz...? Tá, parei. Mas você entendeu meu ponto!


Há uma rotina de horários para estudar? Fazer a relação de uma determinada atividade, no caso estudar, com um determinado local e horário ajuda muito para que aquele comportamento ocorra com mais frequência.


Como saber se está funcionando?


O local de estudo deve gerar sentimentos agradáveis, ele (a) deve gostar de estudar naquele espaço e não querer fugir dele na primeira oportunidade.


Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você e sua família.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-PNG-Transparent.webp
bottom of page