Lei da vovó ou Princípio de Premack

Descubra como incentivar seus filhos a realizarem tarefas diárias


A lei da vovó (sério mesmo, esse é um dos nomes!) é um princípio desenvolvido por David Premack, em 1959. Ao criarmos a oportunidade para que a pessoa faça algo que é mais provável que ela faça (ex.: assistir Netflix) logo após ela fazer algo que é menos provável que ela faça (ex.: estudar trigonometria), aumentamos a probabilidade desse comportamento menos preferido ocorrer novamente no futuro. Ficou confuso? Pode deixar que vamos simplificar!


Sabe quando a nossa avó diz "só vai comer sobremesa se terminar todos os vegetais". Pois é isso! A probabilidade de comer os vegetais aumenta quando a consequência dele é poder comer a sobremesa. Você pode estabelecer esse procedimento de diferentes formas, escolha a que for mais fácil e clara para a sua criança:


Acordo Verbal: você pode conversar com a criança ou com o adolescente e estabelecer com eles o "combinado": você vai estudar por 1 hora e fazer 10 exercícios nesse período e quando você terminar pode jogar vídeo game por uma hora e meia. Sim, ser bem específico ajuda!


Acordo Escrito: se o seu filho (a) costuma esquecer de combinados você pode fazer por escrito.


Acordo Visual: se ele é muito pequeno ou ainda não lê, você pode usar imagens ou desenhar.


E lembre-se que o mais importante para que isso funcione é ser consistente. Isso significa que vocês dois tem que cumprir a sua parte no acordo! Nada de a criança não fazer a ter acesso à atividade preferida, mas nada também de ela fazer e você não cumprir sua parte!

1 visualização