O que é Análise do Comportamento?

Atualizado: Abr 28

Saiba um pouco mais sobre essa ciência


Você já se perguntou por que uma pessoa faz certas coisas, mas não outras? Uma forma de entender isso é por meio da Análise do Comportamento. Esta é uma ciência que busca compreender como as pessoas interagem com o mundo e as pessoas ao seu redor, sendo transformadas nessa relação. Entender como essa troca funciona permite buscar formas de melhorar a vida e solucionar problemas que são relacionados ao comportamento.


Chamamos de comportamento tudo que a pessoa faz: andar, correr, pular, dançar, pensar, sentir e outros. O comportamento é algo que acontece em um momento, em um lugar, e transforma e é transformado neste mundo. Por isso, dizemos que a análise do comportamento estuda essa interação entre o comportamento e o mundo em que ele ocorre.


Análise do comportamento é tradicionalmente dividida em “partes”, que estão sempre relacionadas.


· Ela é uma ciência – uma série de estudos que buscam explicar leis do comportamento;

· Uma profissão – que busca solucionar problemas;

· E uma forma de ver um mundo – por isso mesmo às vezes chamada de uma filosofia.

Essas três partes não vivem uma sem a outra – e é por isso que o analista do comportamento precisa sempre estar de olho em todas elas! Quando falamos nas pesquisas científicas da análise do comportamento, falamos também nas pesquisas que tentam solucionar problemas humanos. Esse lado da análise do comportamento é o que chamamos de Análise Aplicada do Comportamento (ABA). Basear-se na pesquisa desenvolvida pelos analistas do comportamento aplicados é o que torna nossa profissão tão interessante!


#iluminar #somosilumar #psicologia #cursos #ABA #aprendizado #mentorias

5 visualizações