Pré-requisitos: um ponto chave para o sucesso escolar

Avaliação e ensino individualizado são importantes


Tendemos a avaliar crianças no ambiente escolar usando as mesmas medidas para todos no grupo. Contudo, precisamos lembrar que apesar de estarem na mesma série, terem as mesmas aulas e fazerem as mesmas provas, os alunos de uma turma podem possuir repertórios muito diferentes entre si.


Muitas vezes o insucesso escolar irá ocorrer pela ausência de determinados pré-requisitos: a criança é exigida a realizar um repertório sem possuir as bases para isso. Pré-requisitos são comportamentos que devemos aprender para que uma habilidade mais complexa possa ocorrer. Com o passar do tempo e aumento das exigências, essas lacunas vão tornando-se cada vez maiores.


Por exemplo, para realizar a operação matemática 2 + 2 = 4 a criança precisa aprender: a identificar e nomear os números; compreender os conceitos de + e = dentre outras habilidades. Parece fácil? E que tal essa aqui: (3x + 7) - (-7 -x) > 2/3. Percebe quantos pré-requisitos você precisa para esse comportamento mais complexo?


Eu costumo dizer que é como olhar para uma torre do jogo "Jenga": se os pré-requisitos não estiverem lá, em algum momento a torre irá cair.

Por isso um processo de avaliação e ensino individualizado é tão importante para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Essa pode ser a diferença para que elas aprendam e o mais importante, que tenham prazer em aprender.

2 visualizações