O que é Análise Aplicada do comportamento - ABA?

Conheça as sete características da ABA


Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis - ABA) é a parte da Análise do Comportamento que lida com a produção de conhecimento sobre problemas socialmente importantes.

Baer, Wolf and Risley (1968) apontaram sete recomendações/dimensões necessárias para uma atividade ser considerada como Análise Aplicada do Comportamento. Essas recomendações continuam atuais e guiam o nosso trabalho. Vamos conhecer?


Aplicada: envolve trazer melhorias que são socialmente significativas e que aumentam a qualidade de vida da pessoa e das suas interações sociais. Os objetivos são selecionados pelo que é melhor para a pessoa e não para o analista do comportamento e devem mudar a vida dela para melhor!


Comportamental: o foco é sempre o que a pessoa faz. Cabe ao profissional observar diretamente o comportamento. Fazer isso requer conhecimento e domínio para identificar e definir o comportamento alvo e selecionar uma estratégia apropriada de observação e registro. É isso que vai fazer com que o profissional possa ter certeza de que o seu objetivo está realmente sendo alcançado.


Analítica: o Analista do Comportamento deve ser capaz de demonstrar com dados que as mudanças são consequências de sua intervenção. Dessa forma é essencial estabelecer uma intervenção planejada em passos controlados (usando um delineamento experimental), e coletar dados antes, durante e depois da intervenção.


Tecnológica: os procedimentos realizados devem ser descritos com clareza suficiente para que sejam seguidos por outra pessoa ou replicados. Por essa razão é importante que eles sejam orientados claramente e entregues por escrito.


Conceitual: a aplicação deve ser baseada na ciência comportamental e nos princípios que a norteiam. A Análise Aplicada do comportamento não é um método ou conjunto de técnicas. Aplicar procedimentos comportamentais sem conhecimento dos princípios básicos que formam a sua base pode ser prejudicial.


Eficaz: os resultados da intervenção devem trazer de fato impacto Social para o cliente, sua família e comunidade. Estamos ensinando comportamentos que o cliente está de fato usando no cotidiano?


Generalizável: o comportamento deve permanecer mesmo após a intervenção e ocorrer com diferentes pessoas, em ambientes e com materiais além dos ensinados, e expandir até para comportamentos não diretamente ensinados. A generalização deve fazer parte do plano de intervenção desde o começo. Existem muitas estratégias que podemos adotar para facilitar essa generalização.


São essas sete características que marcam o que é uma intervenção baseada na Análise Aplicada do Comportamento. Atentar para esses elementos na intervenção comportamental do seu filho (a) é uma forma de identificar a qualidade do atendimento oferecido.

2 visualizações