Transforme a máscara um um novo jogo em família
O uso de máscara é uma das medidas de proteção contra o Covid-19, ajudando na diminuição do contágio. Contudo, para que isso ocorra devemos utilizá-la corretamente. Por isso atente para:
· Lavar bem as mãos antes e depois de colocar e de tirar a máscara;
· Encoste apenas no elástico, seja para colocar, para tirar ou para ajustar no rosto;
· Cobrir do nariz ao queixo;
· Ter cuidado com aberturas na lateral, especialmente ao virar o rosto;
· Se for reutilizar a máscara, lavar com sabão, esfregando-a;
· Ter cuidado com o local onde armazenar à máscara ao retirar.
Pode parecer simples em um primeiro momento, mas é um desafio, pois exige que façamos novos comportamentos e paremos de fazer outros muito frequentes, como por exemplo, tocar no rosto. Quantas vezes você já tocou na máscara para ajustar ao rosto, esqueceu de lavar as mãos, retirou e deixou pendurada no pescoço ou tirou a máscara e deixou por aí?
Agora imagina o desafio de ensinar esse comportamento para as crianças? É neste ponto que vamos lhe ajudar hoje! Vamos ver algumas estratégias?
1. Explique a importância do uso. Você pode comparar com comportamentos que ela já faz, como escovar dentes, lavar as mãos e tomar banho. Diga que essa será mais uma forma de mantê-la saudável e protegida.
2. Faça comparações com pessoas que elas admiram. Mostre que vários super-heróis usam máscaras, assim como profissionais da área de saúde. Se você tiver alguém próximo, use como exemplo.
3. Compre máscaras de diferentes formas e modelos para verificar com qual ela vai se adaptar melhor.
4. Ter desenhos preferidos e divertidos pode aumentar a vontade da criança usá-la. Vocês podem customizar a máscara juntos, de modo que fique como a criança gosta e ainda será uma atividade de vocês.
5. Mostre que ela não está sozinha. Você deve ser o grande modelo usando a máscara e mostrando a sua importância. Sabemos que o uso pode ser desconfortável no começo, mas evite frases que possam desestimular a criança a usá-la (ex.: “nossa como isso esquenta, não vejo a hora disso acabar”).
6. Pratique o uso da máscara em casa, mas não estamos falando de simplesmente colocá-la no rosto, mas sim de usar seguindo todos os passos mencionados no começo deste texto.
7. Elogie o uso correto, ao invés de corrigir o uso incorreto! É melhor destacar e chamar a atenção para o que ela está fazendo de legal. Isso, também, contribui para não transformar a máscara em algo ruim para criança. Torne-a uma brincadeira, ou seja, estar com máscara faz parte do brincar.
8. Faça do uso adequado da máscara um jogo. Se a alguém infringir as regras e tocar no rosto, tirar, deixar pela casa ou esquecer de lavar as mãos, terá que sair do jogo, o último que ficar ganha. Isso irá manter a criança motivada para usar a máscara e também irá ajudá-la na aprendizagem do uso correto.
9. Não force o uso! Não queremos que a máscara se torne algo do qual a criança vai tentar fugir na primeira oportunidade, especialmente quando você não está olhando.
10. Comece devagar, primeiro familiarizar a criança com máscara, tocando, ancaixando no rosto, colocando por breves momentos, usando por poucos segundos, minutos e assim até que seja algo mais natural.
Esperamos que essas estratégias possam ajudar você e a sua família neste momento tão delicado. Lembre-se, se ensinamos a escovar dente, também podemos ensinar a usar a máscara. Se esse texto te ajudou, curta, comente e mande para outras famílias que precisem destas dicas.
Comments